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SER + LÍDER é como chamamos nosso Programa de Desenvolvimento das Lideranças. Todos sabem que a liderança adquiriu, na contemporaneidade, relevância especial já que passou a ser exigida e desejada em quaisquer níveis de uma organização. Discernimento, criatividade para lidar com as necessidades cotidianas, capacidade de adaptação, de relacionamento assertivo, de aprendizado constante e autonomia são alguns dos requisitos presentes nas práticas profissionais de cada integrante da organização e que comprovam que a liderança deve ser exercitada por todos, circunscrita aos seus domínios ou campos de atuação. Sendo assim, liderar é responsabilidade de todos.
O Modelo de Efetividade da Liderança é um modelo voltado para a liderança exigida nos dias de hoje e que procura conectar três dimensões complementares e fundamentais.
As dimensões do modelo apresentam forte interdependência entre si, mas demandam ações de liderança distintas e específicas.
Para o exercício pleno de uma liderança contemporânea efetiva é necessário, além do conhecimento conceitual de cada dimensão do modelo e da aplicação técnica de suas premissas, discernimento e disciplina para conduzir constante autocrítica (produzindo desenvolvimento intra e interpessoal), refinando a efetividade e impacto dos papéis exigidos em cada dimensão.
Assim, na Dimensão Atingir Resultados é tarefa e papel da liderança:
- Identificar propósito, objetivos e direção;
- Definir atividades, papéis e responsabilidades;
- Identificar recursos, processos, sistemas e ferramentas para a execução das tarefas;
- Estabelecer padrões e monitorar performance.
Na Dimensão Construir e Fortalecer a Equipe as principais demandas à liderança estão centradas em:
- Estabelecer, favorecer a compreensão e comunicar os padrões de performance e de comportamentos assertivos;
- Monitorar e manter a disciplina, ética, integridade e foco nos objetivos;
- Desenvolver sentido de cooperação, de trabalho em equipe e de espírito de grupo;
- Facilitar os processos de comunicação e de resolução de conflitos;
- Oferecer opinião e promover o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o trabalho em equipe
Já na Dimensão Desenvolver Pessoas, é fundamental que a liderança esteja voltada para:
- Entender e desenvolver os membros da equipe como pessoas que têm personalidade, habilidades, fortalezas e limitações diversas e únicas;
- Identificar, desenvolver e utilizar as capacidades de cada pessoa no seu máximo potencial;
- Reconhecer e dar opinião quanto ao desempenho das pessoas, orientando sua performance e crescimento
Objetivos do programa:
SER + LÍDER é um programa de treinamento (e uma Trilha de Desenvolvimento) que visa ampliar a performance, buscando:
- Promover o intercâmbio de informações e conhecimentos entre as lideranças, fomentando processos de integração e coesão;
- Transformar conhecimentos teóricos em ações práticas de liderança de acordo aos temas específicos dos seminários, permitindo que os treinandos (lideranças) tenham a possibilidade de experienciar/vivenciar os conceitos apresentados/trabalhados através de dinâmicas e exercícios específicos;
- Ampliar competências pessoais e organizacionais;
- Estabelecer planejamento de metas de desenvolvimento comportamentais e técnicas junto aos profissionais (originados e como resultado material dos seminários);
- Fomentar processo de desenvolvimento contínuo e sistemático das lideranças da organização
Estrutura do programa:
SER + LÍDER é um programa composto por uma série de seminários ancorados no Modelo de Efetividade das Lideranças e que produzem uma Trilha de Desenvolvimento. Realizados de maneira sistemática e periódica ou em imersão (totalizando 40 horas em treinamento), instrumentalizam as lideranças a operarem num nível superior de efetividade.
Os temas que dão suporte a trilha de desenvolvimento das lideranças estão referendados em conceitos, estudos e autores (clássicos e contemporâneos) das áreas de mudança, de aprendizado e de liderança. Destacamos, entre os principais autores e suas abordagens: John Adair (Liderança Centrada na Ação); Peter Senge (Organizações de Aprendizagem); Claus Otto Scharmer (Teoria U); Fredy Kofman (Comunicação Autêntica e Responsável); Diana Whitney (Liderança Apreciativa); Martin Seligman (Psicologia Positiva) e Rafael Echeverria (Coaching Ontológico).