Ser + Lider

LIDERANÇA DEVE SER ENTENDIDA COMO SENDO FILOSOFIA: FILOSOFIA EM AÇÃO, NA PRÁTICA

SER + LÍDER2019-05-21T17:36:40-03:00

Project Description

SER + LÍDER é como chamamos nosso Programa de Desenvolvimento das Lideranças. Todos sabem que a liderança adquiriu, na contemporaneidade, relevância especial já que passou a ser exigida e desejada em quaisquer níveis de uma organização. Discernimento, criatividade para lidar com as necessidades cotidianas, capacidade de adaptação, de relacionamento assertivo, de aprendizado constante e autonomia são alguns dos requisitos presentes nas práticas profissionais de cada integrante da organização e que comprovam que a liderança deve ser exercitada por todos, circunscrita aos seus domínios ou campos de atuação. Sendo assim, liderar é responsabilidade de todos.

O Modelo de Efetividade da Liderança é um modelo voltado para a liderança exigida nos dias de hoje e que procura conectar três dimensões complementares e fundamentais.

As dimensões do modelo apresentam forte interdependência entre si, mas demandam ações de liderança distintas e específicas.
Para o exercício pleno de uma liderança contemporânea efetiva é necessário, além do conhecimento conceitual de cada dimensão do modelo e da aplicação técnica de suas premissas, discernimento e disciplina para conduzir constante autocrítica (produzindo desenvolvimento intra e interpessoal), refinando a efetividade e impacto dos papéis exigidos em cada dimensão.

Assim, na Dimensão Atingir Resultados é tarefa e papel da liderança:

  • Identificar propósito, objetivos e direção;
  • Definir atividades, papéis e responsabilidades;
  • Identificar recursos, processos, sistemas e ferramentas para a execução das tarefas;
  • Estabelecer padrões e monitorar performance.

Na Dimensão Construir e Fortalecer a Equipe as principais demandas à liderança estão centradas em:

  • Estabelecer, favorecer a compreensão e comunicar os padrões de performance e de comportamentos assertivos;
  • Monitorar e manter a disciplina, ética, integridade e foco nos objetivos;
  • Desenvolver sentido de cooperação, de trabalho em equipe e de espírito de grupo;
  • Facilitar os processos de comunicação e de resolução de conflitos;
  • Oferecer opinião e promover o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o trabalho em equipe

Já na Dimensão Desenvolver Pessoas, é fundamental que a liderança esteja voltada para:

  • Entender e desenvolver os membros da equipe como pessoas que têm personalidade, habilidades, fortalezas e limitações diversas e únicas;
  • Identificar, desenvolver e utilizar as capacidades de cada pessoa no seu máximo potencial;
  • Reconhecer e dar opinião quanto ao desempenho das pessoas, orientando sua performance e crescimento

Objetivos do programa:

SER + LÍDER é um programa de treinamento (e uma Trilha de Desenvolvimento) que visa ampliar a performance, buscando:

  • Promover o intercâmbio de informações e conhecimentos entre as lideranças, fomentando processos de integração e coesão;
  • Transformar conhecimentos teóricos em ações práticas de liderança de acordo aos temas específicos dos seminários, permitindo que os treinandos (lideranças) tenham a possibilidade de experienciar/vivenciar os conceitos apresentados/trabalhados através de dinâmicas e exercícios específicos;
  • Ampliar competências pessoais e organizacionais;
  • Estabelecer planejamento de metas de desenvolvimento comportamentais e técnicas junto aos profissionais (originados e como resultado material dos seminários);
  • Fomentar processo de desenvolvimento contínuo e sistemático das lideranças da organização

Estrutura do programa:

SER + LÍDER é um programa composto por uma série de seminários ancorados no Modelo de Efetividade das Lideranças e que produzem uma Trilha de Desenvolvimento. Realizados de maneira sistemática e periódica ou em imersão (totalizando 40 horas em treinamento), instrumentalizam as lideranças a operarem num nível superior de efetividade.

Os temas que dão suporte a trilha de desenvolvimento das lideranças estão referendados em conceitos, estudos e autores (clássicos e contemporâneos) das áreas de mudança, de aprendizado e de liderança. Destacamos, entre os principais autores e suas abordagens: John Adair (Liderança Centrada na Ação); Peter Senge (Organizações de Aprendizagem); Claus Otto Scharmer (Teoria U); Fredy Kofman (Comunicação Autêntica e Responsável); Diana Whitney (Liderança Apreciativa); Martin Seligman (Psicologia Positiva) e Rafael Echeverria (Coaching Ontológico).

Uma liderança efetiva exige a consciência, a vivência e a atuação nas três dimensões do MEL – Modelo de Efetividade da Liderança. A ampliação da performance da liderança – maior efetividade – está diretamente relacionada a sua capacidade em lidar com as diferentes variáveis presentes nos processos, acomodando-as de forma assertiva e potencializando resultados. Assim, quanto mais trabalhada a capacidade e potencial da liderança maior tenderá a ser sua condição para lidar com as complexidades inerentes aos processos e papéis exigidos e esperados pelos liderados e pela própria organização.

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