Assessment

Assessment2019-05-21T17:31:51-03:00

Project Description

Assessment é o processo que utiliza uma combinação de técnicas oriundas da Psicologia Aplicada (testes, inventários, entrevistas) para auxiliar na construção de uma hipótese sobre as capacidades, personalidade e comportamentos da pessoa nos contextos em que atua e com propósitos específicos.

Nosso processos tem dois direcionamentos prioritários: o primeiro, chamado DEVELOP, visa subsidiar as ações de desenvolvimento organizacional e educação das pessoas, podendo estar ou estando vinculados a treinamentos diversos e ao coaching; o segundo, composto pela AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL para NRS está associado à Saúde Ocupacional e a garantia de adequada capacidade laboral da pessoa frente aos riscos  inerentes e potencias de seu trabalho.

DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

DEVELOP é uma metodologia integrativa para identificar e oferecer informações válidas, consistentes e de profundidade, permitindo o direcionamento de ações que fortaleçam as competências e ampliem a efetividade e performance do avaliado.

Alguns dos instrumentos utilizados no processo diagnóstico requerem certificação específica. Entre elas podemos citar: Quantum®, MBTI®, Inventários de Competência 360º® da Clark Wilson. Outros são de uso exclusivo de psicólogos, tais como: Zulliger, Palográfico e QUATI. De modo adicional e complementar, fruto de nossa experiência e expertise no campo da Psicologia, serão utilizadas entrevistas, questionários estruturados, exercícios e dinâmicas de grupo especialmente planejadas para identificar competências e traços marcantes dos avaliados.

O DEVELOP é conduzido por psicólogos habilitados e composto por quatro etapas:

Alguns dos instrumentos utilizados no processo diagnóstico requerem certificação específica. Entre elas podemos citar: Quantum®, MBTI®, Inventários de Competência 360º® da Clark Wilson. Outros são de uso exclusivo de psicólogos, tais como: Zulliger, Palográfico e QUATI. De modo adicional e complementar, fruto de nossa experiência e expertise no campo da Psicologia, serão utilizadas entrevistas, questionários estruturados, exercícios e dinâmicas de grupo especialmente planejadas para identificar competências e traços marcantes dos avaliados.

  • ETAPA 1 – Aplicação das ferramentas diagnósticas (testes, inventários, entrevista);

  • ETAPA 2 – Consolidação dos dados e construção do dossiê pessoal do avaliado;

  • ETAPA 3 – Entrevista devolutiva e de integração dos resultados;

  • ETAPA 4 – Planejamento de processo de autodesenvolvimento.

Os benefícios produzidos pela utilização do DEVELOP:
Para os profissionais::

  • Relatório individualizado, fornecendo subsídios sobre fortalezas e oportunidades de desenvolvimento;
  • Direcionamento para planejamento de processo de autodesenvolvimento.
  • Maior conhecimento/reconhecimento do funcionamento do avaliado, oferecendo insigths sobre seus resultados e comportamentos atuais.

Os benefícios produzidos pela utilização do DEVELOP:
Para os organização:

  • Mapeamento das competências e habilidades dos profissionais
  • Alinhamento dos projetos organizacionais aos objetivos pessoais dos profissionais.
  • Maior precisão e economia no investimento para o desenvolvimento das pessoas
  • Aumento da performance organizacional

AVALIAÇÕES PSICOSSOCIAIS PARA NRS

Saúde Ocupacional consiste na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores de modo integral, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco e, assim, oferecendo condições para o pleno exercício profissional dos trabalhadores. Para os empregadores, a saúde ocupacional deve ser entendida como um apoio ao aperfeiçoamento do funcionário e à conservação da sua capacidade de trabalho, garantindo capacidade produtiva adequada e, consequentemente, retorno à organização.

Trata-se, portanto, de uma filosofia de cuidados e proteção que é operacionalizada não somente pelas diversas ações de caráter intencional e estruturado nas políticas das organizações, mas também pelas normativas legais que visam preservar e garantir a saúde integral dos trabalhadores quanto aos riscos inerentes de determinados trabalhos. Em decorrência destas normatizações, as avaliações psicossociais passaram a ser requeridas para determinados trabalhos, fazendo parte dos procedimentos admissionais e ou periódicos (e, em determinadas circunstâncias, até de ajustamento à legislação). Assim, de forma específica as NRs que tratam do trabalho com eletricidade (NR 10), de brigadistas (NR 20), em espaço confinado (NR 33) e em altura (NR 35) requerem tratamento diferenciado, com uma avaliação de caráter mais específico e aprofundado.

A avaliação psicossocial visa identificar quais elementos podem ser restritivos ou favoráveis a determinado trabalho, oferecendo subsídios para a manutenção e adequação das atribuições laborais do trabalhador e complementando o Atestado de Saúde Ocupacional.

Para estruturar parecer de qualidade, buscando identificar aspectos relevantes e que possam ser restritivos aos trabalhadores que têm nas atividades situações de riscos ocupacionais alcançados pelas NRs, adotamos a seguinte metodologia de avaliação:

  • ETAPA 1 – Entrevista psicossocial semiestruturado

  • ETAPA 2 – Bateria de testes, sendo avaliados critérios como: capacidade de manutenção da atenção com qualidade e concentração frente a estímulos múltiplos; relacionamento social e afetivo frente autoridade/posições hierárquicas; respeito a normas; energia e capacidade de raciocínio, fadiga, estresse, agressividade e depressão, emotividade, impulsividade; organização, produtividade e nível de oscilação no ritmo do trabalho; problemas neurológicos e de uso de substâncias psicoativas.

  • ETAPA 3 – Elaboração de parecer.

  • ETAPA 4 – Devolutivas para avaliado e organização.

A avaliação psicológica deve ser entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade.

FALE COM A GENTE

VEJA ONDE ESTAMOS

COACHIN É AÇÃO